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A Telefônica explica aqui, de uma maneira simples e transparente, como fazer suas chamadas de longa distância pelo novo sistema de DDD.
1. O que é uma chamada de longa distância e quais foram as mudanças que ocorreram nessas chamadas?
2. Quanto custa uma chamada de longa distância?
3. Como fazer uma chamada de longa distância?
4. Como fazer uma chamada de longa distância a cobrar?
5. Como fazer um interurbano para uma cidade de outro estado? E uma chamada internacional?
6. As chamadas locais ganharam novas regras?
7. Como ficaram as chamadas entre cidades do estado de São Paulo com o mesmo código de acesso?
8. Dá para escolher a operadora em telefone público?
9. É necessário escolher operadora para chamadas de celular?
10. Como ficou o Ruralcel ?
11. O modo de ligar para os serviços 0800, 0900 e 900 continuam iguais?
12. Quais as vantagens de se fazer chamadas de longa distância dentro de São Paulo com a Telefônica?
1- O que é uma chamada de longa distância e quais foram as mudanças que ocorreram nessas chamadas?

Chamada de longa distância, ou ligação interurbana, ou DDD, é uma chamada telefônica realizada entre duas cidades distintas. Com a privatização do setor de telecomunicações, a partir de Jul/1999, o usuário começou a escolher a operadora para completar sua chamada nas ligações entre cidades diferentes (exceto quando a chamada for entre cidades da área 11 e entre áreas conurbadas, que continuam da forma antiga).

Para descobrir como fazer uma ligação com o atual sistema, clique aqui.

Anote: o código da Telefônica é 15.

 

2- Quanto custa uma chamada de longa distância?

O custo de uma chamada de longa distância varia de acordo com o horário em que a ligação é realizada, a distância e a duração da chamada.


Existem 4 modulações de horários:
  • Tarifa normal
  • Tarifa diferenciada (acrescida de 100% em relação à tarifa normal)
  • Tarifa reduzida (desconto de 50% em relação à tarifa normal)
  • Tarifa super reduzida (desconto de 75% em relação à tarifa normal)
  Tarifa Normal Tarifa Diferenciada Tarifa Reduzida Tarifa Super Reduzida
Dias Úteis 07h às 09h
12h às 14h
8h às 21h
09h às 12h
14h às 18h
06h às 07h
21h às 24h
00h às 06h
Sábado 07h às 14h   06h às 07h
14h às 24h
00h às 06h
Domingos e Feriados   06h às 24h 00h às 06h


Existem 5 modulações de distâncias: Degraus Conurbado, 1, 2, 3 e 4


Degraus - Km
(Distância Geodésica)
Distância Geodésica
DC - Áreas Vizinhas Áreas vizinhas
D1 - Até 50 Até 50km
D2 - Acima de 50 até 100 Acima de 50km até 100km
D3 - Acima de 100 até 300 Acima de 100km até 300km
D4 - Acima de 300 Acima de 300km


As chamadas são tarifadas com tempo mínimo de 1 minuto. O tempo adicional é tarifado a cada 6 segundos, sendo que qualquer fração inferior ao décimo de minuto é arredondado para 6 segundos.

Tabela das tarifas de longa distância, em Reais, por minuto, com impostos inclusos:

Degraus - Km
(Distância Geodésica)
Tarifa Normal
CTBC TELESP CETERP
DC - Áreas Vizinhas 0,04081 0,04081 0,03871
D1 - Até 50 0,08849 0,09568 0,10253
D2 - Acima de 50 até 100 0,13966 0,15271 0,15805
D3 - Acima de 100 até 300 0,19953 0,20950 0,21674
D4 - Acima de 300 0,26605 0,27935 0,28081

Degraus - Km
(Distância Geodésica)
Tarifa Diferenciada
CTBC TELESP CETERP
DC - Áreas Vizinhas 0,08162 0,08162 0,07743
D1 - Até 50 0,17698 0,19136 0,19600
D2 - Acima de 50 até 100 0,27932 0,30542 0,31760
D3 - Acima de 100 até 300 0,39907 0,41900 0,42940
D4 - Acima de 300 0,53210 0,55871 0,56981

Degraus - Km
(Distância Geodésica)
Tarifa Reduzida
CTBC TELESP CETERP
DC - Áreas Vizinhas 0,02039 0,02039 0,01935
D1 - Até 50 0,04424 0,04783 0,05035
D2 - Acima de 50 até 100 0,06982
0,07635 0,07583
D3 - Acima de 100 até 300 0,09976
0,10475 0,10735
D4 - Acima de 300 0,13302
0,13967 0,13631

Degraus - Km
(Distância Geodésica)
Tarifa Super Reduzida
CTBC TELESP CETERP
DC - Áreas Vizinhas 0,01018 0,01018 0,00967
D1 - Até 50 0,02211 0,02391 0,02267
D2 - Acima de 50 até 100 0,03491 0,03817 0,03781
D3 - Acima de 100 até 300 0,04988 0,05237 0,05111
D4 - Acima de 300 0,06650 0,06983 0,06815


3- Como fazer uma chamada de longa distância?
   
Para fazer uma chamada de longa distância, disque:

0 + XX + CC + NNNN NNNN
Obrigatório + Código da prestadora + Código da cidade + Número do telefone
Indica a chamada de Longa distância   Você escolhe a empresa   (sem o zero)    

Exemplo de uma ligação dentro do Estado de São Paulo. De Campinas para Santos.

0 + 15 + 13 + NNNN NNNN
Indica a chamada de longa distância + Código da Telefônica + Código da cidade + Número do telefone

 


 

 

4- Como fazer uma chamada de longa distância a cobrar?
   
Para fazer uma chamada de longa distância a cobrar, disque:

9 + 0 + XX + CC + NNNN NNNN
Obrigatório + Obrigatório + Código da prestadora + Código da cidade + Número do telefone
Indica chamada a cobrar   Indica a chamada de longa distância   Você escolhe a empresa   (sem o zero)    


Exemplo de uma ligação a cobrar dentro do Estado de São Paulo.
De Araraquara para Jundiaí.

9 + 0 + 15 + 11 + NNNN NNNN
Indica chamada a cobrar + Indica chamada de longa distância + Código da Telefônica + Código da cidade + Número do telefone
5- Como fazer um interurbano para uma cidade de outro estado? E uma chamada internacional?
   
Para fazer uma ligação interurbana para uma cidade de outro Estado, disque:

0 + XX + CC + NNNN
NNNN
Obrigatório + Código da prestadora + Código da cidade + Número do telefone
Indica chamada de longa distância   Escolha uma prestadora que tenha concessão do serviço para todo o país   (sem o zero)    

Veja o exemplo de uma ligação interurbana feita da cidade de São Paulo para uma cidade de outro estado:
De São Paulo para Salvador.

0 + XX + 71 + NNNN NNNN
Indica chamada longa distância + Código da prestadora + Código da cidade + Número do telefone

 

Chamadas de longa distância internacionais.

Para fazer uma chamada de longa distância internacional, disque:

00 + XX + CP + CC+NNNN NNNN
Obrigatório + Código da prestadora + Código do país + Código da cidade + número do telefone
Indica chamada de longa distância internacional   Escolha uma prestadora que tenha concessão para este serviço        

Exemplo de uma chamada de longa distância internacional para os Estados Unidos.

00 + XX + 1 + CC+NNNN NNNN
Indica chamada longa distância internacional + Código a prestadora + Código do país + Código da cidade + número do telefone

 

6- As chamadas locais ganharam novas regras?
   


As ligações realizadas entre usuários da mesma cidade continuam iguais. Agora, para fazer ligações locais a cobrar, é preciso discar o código 9090 antes do número chamado.

As ligações locais a cobrar ficam assim:

9090 + NNNNNNNN
Obrigatório + Número do telefone
Indica chamada local a cobrar    

Exemplo de uma ligação a cobrar dentro da cidade de São Paulo.

9090 + NNNN NNNN
Indica chamada local a cobrar + Número do telefone
     

 

 


7- Como ficaram as chamadas entre cidades do estado de São Paulo com o mesmo código de acesso?

Com exceção da área 11 e das áreas conurbadas, para realizar ligações entre cidades com o mesmo código de acesso, o usúario deve escolher uma operadora.

 


8- Dá para escolher a operadora em telefone público?

Em qualquer telefone público você pode escolher a operadora que vai completar sua ligação DDD.
Para facilitar as ligações, nos orelhões você vai encontrar instruções de apoio.

 


9- É necessário escolher operadora para chamadas de celular?

Ao realizar uma chamada de um telefone fixo para um celular de outra cidade é necessária a escolha de operadora, mas quando a ligação é feita de um celular para um fixo ou entre celulares, a escolha de operadora não é necessária.

Caso a Anatel altere essas regras, a Telefônica informará seus clientes.

 


10- Como ficou o Ruralcel ?

Não há seleção de operadora, ou seja, o cliente continua efetuando as chamadas da mesma maneira.

 

11- O modo de ligar para os serviços 0800, 0900 e 900 continuam iguais?

Para esses serviços não é possível escolher uma operadora. As chamadas podem ser feitas sem alteração alguma.

 


12- Quais as vantagens de se fazer chamadas de longa distância dentro de São Paulo com a Telefônica?

A Telefônica oferece a seus clientes preços mais competitivos, aliados à qualidade de serviços e de atendimento. Além disso, os clientes podem participar das promoções que a Telefônica tem feito: descontos, sorteios e troca de prêmios, além da comodidade de ter uma única conta, ao invés de ficar recebendo várias contas de empresas diferentes.