30 de junho de 1999 - Perguntas e respostas sobre o novo sistema DDD

1) Como fazer ligações dentro da cidade de São Paulo?
Da mesma forma como já vinham sendo feitas. Não será preciso usar o código de nenhuma operadora.

2) Como fazer uma ligação de uma cidade para outra dentro do estado de São Paulo?
O usuário deverá discar 0 + 15 +XX (código da cidade) + o número desejado.

3) Como ficam as ligações para as cidades da grande São Paulo para as quais não se usava nenhum prefixo de DDD?
Até o final do mês, não muda nada. A princípio, de acordo com a Anatel, no início de agosto as ligações para essas cidades passarão a utilizar o código das operadoras. Isso também vale para outras regiões do estado que têm um mesmo DDD.

4) Como fazer uma ligação interurbana a cobrar?
Deve-se digitar 90 + 15 +  XX (o código da cidade sem o zero) + o número desejado.

5) Como fazer uma ligação local a cobrar?
Deve-se digitar 9090 + número desejado.

6) Como fazer uma ligação internacional?
A Telefônica não faz ligações internacionais. Neste caso, o usuário deve digitar 00 + código da operadora autorizada + código do país + código da cidade + número desejado.

7) Como fazer uma ligação interestadual?
O usuário deverá optar por uma das operadoras que autorizadas a realizar este tipo de ligação e proceder da mesma maneira que faz uma ligação para cidades do estado de São Paulo. A Telefônica não faz este tipo de serviço.

8) Como ficam as ligações interurbanas feitas por telefone celular?
Continua o mesmo. Nada muda.

9) E as ligações feitas de telefone fixo para celular de outras cidades do Estado em que haja necessidade de usar o DDD?
O mesmo procedimento utilizado na ligação de um telefone fixo para outro fixo. Ou seja, há necessidade de colocar o código da operadora. O mesmo vale para ligações feitas de um estado para outro.

10) Como ficará a conta de telefone com o novo sistema DDD?
A partir do mês de julho, a Telefônica apresenta uma nova conta telefônica, mais detalhada e clara para que o consumidor possa verificar facilmente o que está pagando e através de que empresa fez suas ligações interurbanas. Mas as outras operadoras podem optar por ter sua própria conta.

11) A opção pela operadora também deve ser feita em telefones públicos (orelhões)?
Os telefones públicos que possibilitarem a escolha de operadora para a realização de ligações DDD serão identificados com uma etiqueta de instrução de uso.

12) O serviço de “call center” está preparado para atender às reclamações ?
A Telefônica criou o serviço 0800 15 0800 exclusivamente para atender e orientar os clientes e a população em geral sobre o novo sistema. Este sistema é o único no estado que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, contando com aproximadamente mil atendentes e tendo recebido mais de 1 milhão ligações em menos de 1 mês de operação.

13) Caso o usuário faça uma ligação para outros estados utilizando o 15, a ligação será completada?
Neste primeiro momento de implantação do sistema, a Anatel decidiu adotar  medidas para minimizar o impacto das ligações na rede de telefonia, e esse é um dos casos em que a ligação pode ser completada. Essa decisão da Anatel vale por um curto período.

14) E no caso do usuário que tecle a ordem dos números errados ou utilize o número de uma operador que não existe?
Esta chamada será interceptada com uma mensagem indicando que a ligação está incorreta. No caso da Telefônica, ela dispõe de um serviço gratuito, o 0800150800, para esclarecer dúvidas dos usuários.

15) E se o usuário fizer a ligação interurbana utilizando o sistema atual, sem teclar o código da operadora?
A ligação também será interceptada por uma gravação.

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